Cerberus

De Wiki CTI
Ir para: navegação, pesquisa
CERBERUS
Endereço: http://cerberus.tjmt.jus.br
Plataforma: WEB
Lançamento: 2009 (5-6 anos)
Status Em utilização
Equipe responsável: Equipe Administrativa
Analista: João Vitor
Linguagem: C# .net framework 3.5
Banco: SQL Server
Autenticação: Cerberus

O Cerberus é um sistema de identificação e gerencia de permissões de acesso desenvolvido pela equipe de desenvolvimento e pesquisa do departamento de Sistemas e Aplicações (DSA) afim de disponibilizar uma forma unica de gerenciar os acessos dos usuário nos diversos sistemas do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso - TJMT. Foi desenvolvido estreando os novos padrões e templates (da época de 2009) de forma que fosse um sistema modelo para os demais. A Equipe Pool depois de diversas reuniões determinou vários padrões para o departamento de sistema, desde de um template de layout que definia a identidade visual padrão para todos os sistema ate as diretrizes de indentação de código. Com o Cerberus é possível também fazer o logon por meio de um certificado digital válido.

Histórico[editar]

Tela de logon padrão do Cerberus

O sistema foi desenvolvido com o conceito de Single sign-on (SSO) tendo como premissa que o usuário final deveria ter uma unica forma de login com Login e Senha para autenticar-se em todos os sistemas desenvolvidos pela CTI. O cenário inicial do projeto havia diversos sistemas desenvolvido e cada sistema desenvolvia uma forma própria de autenticar se acesso, o que forçava ao usuário comum ter em mente diversas senhas. Antes do desenvolvimento do Cerberus foi desenvolvido pela ArchITettura o SGA (Sistema de Gerenciamento de Acesso) com o mesmo proposito porem, apesar de ativo ate os dias atuais (2013), pela baixa flexibilidade e alto acoplamento com as tecnologias da empresa ArchITettura.

Em algum ponto no ano de 2009 ao iniciar o desenvolvimento do Cerberus foram adicionadas novas funcionalidade de controle de permissões de acesso a sistemas, perfil de acessos a objetos do sistema, permissões de funcionalidades de negocio, acessos entre sistemas, acesso para usuários externos, etc. Foi concedido o nome de "Cerberus" em associação ao personagem da mitologia grega, Cérbero ou Cerberus (em grego, ΚέρβεροςKerberos = "demónio do poço") era um monstruoso cão de múltiplas cabeças e pescoço que guardava a entrada do Hades (por curiosidades, posteriormente diversos protocolos de autenticação também utilizatem o mesmo nome, por exemplo, Kerberos desenvolvido pela MIT).

Aliado ao sistema Cerberus foi desenvolvido um arcabouço de código (TJMT Framework) afim de facilitar e definir as forma de outros sistema se comunicarem com o Cerberus afim de autenticar seus usuário. Com a disponibilização desse framework todo trabalho de implementação de gerencia de usuário foi reduzido a alguns linhas de código e poucas configurações nos arquivos '.config'.

Como Funciona[editar]

Versões do Sistema[editar]

Release Notes 2017

Versão Data da Publicação
5.0.5.0
21/02/2017
Veja o que há de novo

FAQ[editar]

1. Qual é o caminho para acessar o Sistema CÉRBERUS?
Acesse pelo link: http://cerberus.tjmt.jus.br/.
Snap 2014-10-27 at 16.10.15.png