Equipe de Qualidade de Software

De Wiki CTI
Você tem uma mensagem nova de outro usuário (último mudança).
Ir para: navegação, pesquisa

Missão:
Melhorar a qualidade dos sistemas por meio da definição e normatização de processos de desenvolvimento garantindo que o produto final satisfaça às expectativas do cliente.

Visão:
Garantir a excelência na entrega de produtos de software maximizando valor para o Judiciário Mato-grossense.

Valores


Site da equipe: http://srv-alm/sites/DSA/Qualidade/_layouts/15/start.aspx#/

Políticas e diretrizes[editar]

  1. Testar um software é tão importante quanto desenvolver um software;
  2. Dedicação da gerência e comprometimento através da elaboração de um documento com a política e os objetivos da empresa;
  3. Constituição de equipes para melhorias coordenadas pelos gerente;
  4. Medição dos resultados;
  5. Avaliação dos Custos da qualidade;
  6. Comunicação dos resultados;
  7. Reunião para identificação dos problemas;
  8. Estabelecimento de um comitê informal para a divulgação do programa;
  9. Treinamento da gerência e supervisão;
  10. Estabelecimento dos objetivos a serem seguidos;
  11. Consultar os colaboradores sobre a origem dos problemas;
  12. Formar os conselhos da qualidade;
  13. Etapa final: faça tudo de novo.

O que é qualidade em software?[editar]

Uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento.

Existem muitas definições de qualidade de software propostas na literatura, sob diferentes pontos de vista. Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações.

  • Definição Peters (2002): “Qualidade de software é avaliada em termos de atributos de alto nível chamados fatores, que são medidos em relação a atributos de baixo nível chamados de critérios”.
  • Definição Sanders (1994): “Um produto de software apresenta qualidade dependendo do grau de satisfação das necessidades dos clientes sob todos os aspectos do produto”.
  • Definição Pressman: “Qualidade de software é a conformidade a requisitos funcionais e de desempenho que foram explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados, e a características implícitas que são esperadas de todo software desenvolvido por profissionais”.
  • Definição ISO9126 (1994): “Qualidade é a totalidade de características e critérios de um produto ou serviço que exercem suas habilidades para satisfazer às necessidades declaradas ou envolvidas “.
Note img.png Equívoco: Acreditar que a qualidade de software é algo com que você começa a se preocupar depois que o código foi gerado.

Se uma equipe de software enfatiza a qualidade em todas as atividades de engenharia de software, reduz a quantidade de trabalho a ser refeito, resultando em menores custos, e melhores prazos para colocação no mercado. <ref>RIOS. Eneida. Qualidade de software. Catu. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/46090643/1016566756/name/Aula+Incial+QS.pdf.>. Acesso em: 28 de out. 2013.</ref>

Pilares da qualidade[editar]

Pilares da qulidade.png
  • Planejamento da qualidade: Destinado a identificar quais os padrões de qualidade são importantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. Tem como produto o Plano da Garantia da Qualidade de Software. Todas as atividades referentes ao planejamento das atividades da qualidade e os esforços na prevenção de defeitos.
  • Garantia da qualidade: Aqui estão os testes de verificação (estáticos) e os testes de validação (testes dinâmicos).Todas as atividades, técnicas e procedimentos realizados com o objetivo de identificar erros em artefatos do software.
  • Controle da qualidade: Monitoramento e desempenho dos resultados do projeto para determinar se ele está atendendo aos padrões de qualidade no processo de desenvolvimento . É um processo contínuo.Todas as atividades, técnicas e procedimentos relacionados a medir e monitorar a qualidade do processo e do produto de software.





Testes de software[editar]

"Testar é verificar se o software está fazendo o que deveria fazer, de acordo com os seus requisitos, e não está fazendo o que não deveria fazer (Rios Moreira - 2002)"

—Rios Moreira - 2002.

Um software precisa ser testado para descobrir erros que foram feitos durante o projeto e a construção. Os testes são conduzidos por meio de uma estratégia, que integra os métodos de teste, os passos e roteiros. A estratégia de teste deve ser planejada sob medida para cada projeto, considerando o tempo que será investido neste trabalho, a disponibilidade de recursos e a tecnologia utilizada na construção do software. Para planejar o teste do software de forma adequada devem ser coletadas métricas durante o teste e fazer uso de modelos existentes de confiabilidade de software, de modo que possam ser estabelecidas diretrizes significativas para que a equipe saiba quando parar de testar.

O teste de software faz parte de um aspecto mais amplo da garantia de qualidade no desenvolvimento de software, frequentemente referido como verificação e validação. A verificação busca avaliar se as funções do software foram implementadas corretamente, enquanto que a validação avalia se os requisitos informados pelo cliente foram implementados consistentemente no software.<ref>MARTINS, José Carlos Cordeiro. Técnicas para gerenciamento de projetos de software. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.</ref>


Plano de testes[editar]

Documento de nível gerencial que permite responder as seguintes questões - Como o teste vai ser feito? Quem vai fazer os testes? O que vai ser testado? Quanto tempo vai demorar? Qual é a cobertura do teste (qual o nível de qualidade esperado)?

Caso de teste[editar]

Ferramentas utilizadas[editar]

  • Microsoft Test Manager Professional
  • SDK - Sistema de Controle de Pedidos
  • Team Foundation Server - TFS
  • Wiki

Catálogo de Serviços[editar]

  • Aplicação de treinamentos sobre a utilização de sistemas;
  • Apoio na implantação de sistemas / módulos;
  • Elaboração de Planos e Casos de testes;
  • Elaboração de documentação de sistemas;
  • Testes de softwares;

Veja também[editar]

Referências[editar]

<references />