Sistema Smart Client

De Wiki CTI
Ir para: navegação, pesquisa
Plataforma:
Lançamento:
Status: Em utilização
Equipe responsável: Supremo Tribunal Federal
Analista atual:
Linguagem: Java
Banco:
Autenticação:
Versão estável:

O Supremo Tribunal Federal tem se associado aos Tribunais do país, por meio de Termos de Cooperação, com o objetivo de integrar o eSTF Processamento Eletrônico aos respectivos sistemas de processamento dos Tribunais, visando ao envio de recursos em meio eletrônico. A solução de integração utilizada para este fim é o Web Service, método de comunicação entre dois dispositivos eletrônicos via internet. Os padrões para intercâmbio de informações de processos judiciais e assemelhados entre os diversos órgãos de administração de justiça foram estabelecidos em atendimento ao Termo de Cooperação Técnica nº 58, celebrado entre o STF, CNJ, STJ, CJF, TST, CSJT, AGU e PGR, consolidados no Modelo Nacional de Interoperabilidade de Dados do Poder Judiciário e Órgãos de Administração da Justiça1 (MNI). Esse padrão de intercâmbio exige que os tribunais desenvolvam um cliente, que permita integrar os sistemas locais de processamento ao sistema de processamento do STF, segundo o MNI.

Se desenvolvido pelo próprio Tribunal, esse cliente certamente estará ligado aos sistemas internos de processamento, o que torna, por exemplo, mais intuitivos os procedimentos de envio dos recursos em meio eletrônico, porquanto integrados em uma única solução de informática. Para os Tribunais que circunstancialmente não priorizaram a construção de seu próprio cliente, o Supremo Tribunal Federal disponibiliza um desenvolvido por sua equipe técnica, batizado de Smart Client.

O Smart Client é um software cliente do Web Service de Integração do STF, que pode ser instalado pelo Tribunal Associado de forma independente ou integradada aos sistemas internos de processamento. No primeiro caso, os usuários do Tribunal acessarão o próprio Smart Client a partir de sua interface; no segundo, o Smart Client será uma ponte entre os sistemas internos e o STF.

POP - Procedimento Operacional Padrão[editar]

  1. Instalação do Sistema Smart Client