Webmail Zimbra

De Wiki CTI
Ir para: navegação, pesquisa

Apresentação[editar]

O novo webmail do Tribunal de Justiça de Mato Grosso é um sistema de mensagens e colaboração que oferece e-mail seguro e de alto desempenho, lista de endereços, calendário e autoração de documentos on-line. Este Guia de Usuário do Cliente Web Avançado provê uma introdução das muitas funções do Webmail TJMT. Por favor, recorra à Ajuda no Cliente Web para mais informações sobre estas funções.

- Sua conta pode não conter todas as funções mencionadas. Verifique com seu administrador de sistema quais funções estão habilitadas para sua conta.

- Se você estiver usando o Cliente Web Padrão, muitas das funções do Cliente Web Avançado não funcionarão, como arrastar e soltar, clicar com o botão direito do mouse e edição em HTML.

Este guia descreve as funções do Cliente Web Avançado Zimbra. Muitas dessas funções estão disponíveis para o Cliente Web Padrão, mas não são acessadas como descrito neste guia. Se você usa o Cliente Web Padrão, recorra à Ajuda que está disponível no Cliente Web.

Conhecendo sua Caixa de E-mails[editar]

Sua caixa de e-mails oferece ferramentas de e-mail, calendário e lista de endereços mediante um simples login. O Cliente Web é projetado para trabalhar em um navegador de internet. Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e o Google Chrome são três dos mais populares. Nem todos os navegadores suportam o Zimbra, portanto verifique com seu administrador em caso de dúvidas.

Algumas diretrizes gerais ao usar o Cliente Web dentro de um navegador: - Não use o botão Voltar do navegador. Isto irá encerrar sua sessão no Cliente Web.

- Para sair, clique em Zimbra01.png. Se você conectar-se em outro site sem sair primeiro, sua sessão poderá permanecer ativa.

- Não use o botão Atualizar ou Recarregar do seu navegador. Isto irá recarregar o Cliente Web e reiniciará sua sessão.

Entrando e Saindo do Sistema[editar]

Duas versões do Cliente Web estão disponíveis: Avançado e Padrão.

O Cliente Web Avançado oferece um conjunto completo de recursos de colaboração. Este Cliente Web funciona melhor em navegadores mais novos e com conexões de internet mais rápidas. O Cliente Web Padrão é uma boa opção para conexões de Internet lentas ou quando os usuários preferem sistemas de mensagens baseados em HTML para navegar em sua caixa de mensagens.

Nota: Muitas das funções do Cliente Web descritos neste guia não se aplicam ao Cliente Web Você precisa estar logado para usar o Cliente Web.

Entrando no Sistema[editar]

Abra uma janela do seu navegador e digite o endereço fornecido por seu administrador. Quando a página carregar, você pode entrar no Cliente Web Avançado ou, antes de entrar com seu nome e senha, você pode escolher a versão do webmail, o recomendado é deixar o Padrão.

Se você clicar na caixa Lembrar meus dados neste computador, você não terá que efetuar login no Cliente Web a cada vez que reiniciar seu navegador durante o dia.

Se você não clicar em Sair, sua sessão permanecerá ativa até que ela expire.

Quando a tela de login aparecer, digite seu nome de usuário e senha.

Zimbra02.png

Saindo do Sistema[editar]

Para evitar que outros usuários façam login na sua conta de e-mail, você deve usar sempre o botão Sair, localizado no canto direito superior da página do Cliente Web, para encerrar sua sessão.

Esqueceu sua Senha?[editar]

Se você esquecer sua senha, abra um SDM para redefini-la novamente. Lembrando que a senha de e-mail é igual a senha de REDE (AD).

Usando o Cliente Web[editar]

Quando você se conecta no Cliente Web Avançado, você visualiza a tela inicial completa, semelhante ao mostrado abaixo. A visão muda conforme o tema da interface do usuário que você estiver utilizando. Esta é a visualização do E-mail.

Zimbra03.png

Descrição da Página do Cliente[editar]

  1. Campo de Busca: Você pode digitar uma palavra no campo de busca para realizar uma busca rápida na Caixa de Entrada, e você pode clicar em Busca Avançada para efetuar buscas baseadas em tipos específicos de informações como datas, tipos de anexos, marcadores, etc. Você também pode salvar uma busca para efetuá-la novamente de maneira mais rápida.
  2. Seu Nome e Cota: Seu nome de usuário para login e sua cota de e-mail são exibidos nessa área.
  3. Abas de Aplicação: As aplicações disponíveis para seu acesso estão ao topo da tela. Clique na aba para abrir a aplicação. À direita das abas estão os links Ajuda e Sair.
  4. Barra de Ferramentas: Mostra ações disponíveis para a aplicação que você está utilizando no momento. Neste exemplo, é exibida a barra de ferramentas da aplicação E-mail.
  5. Painel de Conteúdo: O conteúdo desta área muda dependendo da aplicação que estiver em uso. Todas as mensagens ou conversações são exibidas em sua Caixa de entrada.
  6. Painel Geral: Exibe as pastas necessárias para a aplicação que você estiver utilizando. Quando você estiver na aplicação E-mail, o Painel geral exibe pastas de sistema (Caixa de Entrada,
  7. Enviados, Rascunhos, Spam e Lixeira), assim como qualquer pasta que você tiver criado, buscas salvas, marcadores criados e Zimlets que podem ter sido disponibilizados em sua caixa de e-mails.
  8. Mini Agenda: pode ser exibida abaixo do Painel geral. Exibi-la é opcional e pode ser ativado na aba Opções>Agenda.

Funções e Atalhos da Interface do Usuário[editar]

A interface do Cliente Web oferece muitas funções convenientes.

Menus Multifuncionais[editar]

Alguns botões de comando têm uma pequena seta próxima a eles. Um clique no botão de comando executa uma ação, e um clique no ícone da seta exibe as opções adicionais do menu.

Zimbra04.png

Arrastar e Soltar: Clique em uma mensagem ou conversação e a arraste sobre uma pasta para movê-la rapidamente de uma pasta para outra. A função de arrastar e soltar também pode ser usada na Lista de Endereços e no Calendário.

Zimbra05.png

Menus de Contexto[editar]

Muitas seções da interface têm menus em forma de pop-up, os quais aparecem quando você clica com o botão direito do mouse. As opções exatas dos menus que aparecem dependem do tipo de item que você escolher.

Zimbra06.png
  1. Conversações: Você pode marcar conversações como lidas ou não-lidas, aplicar marcadores às conversações, apagá-las ou movê-las entre pastas.
  2. Mensagens: Você pode responder ou encaminhar uma mensagem, marcá-la como lida ou não-lida, aplicar marcadores à mensagem, apagá-la, movê-la para outra pasta, imprimir, mostrar informações do cabeçalho original e criar um filtro novo.
  3. Nomes em cabeçalhos de mensagem: Você pode executar buscas no nome, pode começar a compor uma nova mensagem de e-mail àquela pessoa ou pode acrescentar a pessoa à sua lista pessoal de endereços. Se o nome for um contato existente, você pode editar o contato.
  4. Pastas: Você pode criar uma nova pasta, marcar todos os itens dentro dela como lidos, apagar, renomear ou mover a pasta, expandir todas as pastas ou efetuar buscas.
  5. Paginação: Na barra de ferramentas, as setas para a esquerda e para a direita indicam que há páginas adicionais para visualização. Use as setas para voltar ou avançar uma página. Os números representam a seqüência de mensagens na página atual.

Zimbra07.png

Usando Pastas de Sistema do E-mail[editar]

As pastas de sistema são Caixa de Entrada, Enviadas, Rascunhos, Spam e Lixeira. Você não pode mover, renomear ou apagar estas pastas. As pastas de sistema são sempre exibidas ao topo de sua lista de pastas, seguidas por quaisquer pastas que você criar.

  1. Caixa de Entrada: Novos e-mails chegam em sua caixa de entrada. Por padrão, sua Caixa de Entrada é exibida assim que você efetuar login.
  2. Enviadas: Uma cópia de cada mensagem que você enviar é salva em sua pasta Enviadas.
  3. Rascunhos: As mensagens que você tiver composto, mas não tiver enviado, podem ser salvas na pasta Rascunhos. Se você abrir uma mensagem que esteja na pasta Rascunhos, ela será aberta na tela de composição da mensagem.
  4. Spam: As mensagens que o sistema anti-spam identifica como possível lixo eletrônico são movidas para a pasta Spam. Você pode revisar estas mensagens e também movêlas ou apagá-las. Se você não apagá-las, elas serão excluídas permanentemente após o período especificado pelo seu administrador.
  5. Lixeira: Os itens apagados estão localizados na pasta Lixeira e lá permanecem até que você a esvazie manualmente ou até que a pasta seja esvaziada automaticamente.

Administrando seu E-mail[editar]

Por padrão, todas as novas mensagens de e-mail são enviadas para sua Caixa de entrada. Você tem a opção de agrupar suas mensagens caso não queira uma lista muito longa de mensagens em sua Caixa de entrada. Tradicionalmente, você vê suas mensagens de e-mail como mensagens únicas organizadas por data, mas você pode escolher em agrupá-las por conversação.

A visualização por conversação agrupa as mensagens que têm o mesmo assunto em sua Caixa de entrada. Em uma conversação, a mensagem original, as respostas e as mensagens encaminhadas podem ser facilmente visualizadas.

Para alterar como as mensagens são agrupadas em sua sessão atual, clique na seta próxima a "Visualizar", na caixa acima do Painel geral. Para alterar o padrão de visualização permanentemente, vá para Opções>E-mail e selecione a visualização que você deseja no menu Agrupar e-mail por.

Visualização das Mensagens[editar]

A visualização tradicional das mensagens exibe uma lista com as mensagens mais recentes primeiro. As mensagens não-lidas são exibidas em negrito. A informação exibida na linha da mensagem inclui: sinalizadores, marcadores, remetente, presença de anexo, assunto, pasta, tamanho da mensagem e a data que a mensagem foi recebida.

Zimbra08.png

Para ler uma mensagem na visualização por mensagens: Dê um clique na mensagem. O corpo da mensagem aparece no painel inferior. Se ele não aparecer, dê um duplo clique na mensagem na lista de mensagens.

Tópico de Conversação[editar]

A visualização por Conversação exibe suas mensagens agrupadas por assunto. Cada conversação consiste na mensagem original e todas as respostas no contexto ordenadas por data. O número de mensagens na conversação é exibido entre parênteses após o assunto da mensagem. Todas as mensagens relacionadas à conversação estão na visualização da Conversação, mesmo se elas estiverem armazenadas em diferentes pastas. A coluna das pastas mostra em qual pasta a mensagem está armazenada.

Dê um duplo clique na conversação para exibir as mensagens contidas dentro dela. Clique em uma mensagem para exibir seu conteúdo. As conversações contendo mensagens não-lidas são mostradas em negrito.

Zimbra09.png

As conversações não continuam indefinidamente. Se a última mensagem na conversação for mais antiga que 30 dias, as mensagens enviadas com o mesmo assunto iniciarão uma nova conversação.

Você pode transferir mensagens de e-mail ou conversações inteiras de uma pasta para outra. Clique na mensagem e a arraste até a pasta desejada no painel esquerdo. A mensagem será adicionada à pasta.

Zimbra10.png

Categorizando Mensagens de E-mail[editar]

Além da visualização de e-mails, o Cliente Web oferece vários outros métodos para categorizar mensagens de e-mail. Você pode usar isto juntamente com a Busca para localizar suas mensagens mais rapidamente.

Pastas: Você pode criar pastas para organizar suas mensagens e você pode mover emails de uma pasta para outra, por exemplo: pegando um e-mail da pasta Pendente e movendo para a pasta Concluído.

Marcadores: Você pode usar marcadores como rótulos nas mensagens de e-mail e então usar a Busca para mostrar todos os e-mails com um certo marcador.

Filtros: Na sua aba Opções>Filtros de E-mail, você pode criar regras de filtros classificando e-mails recebidos de acordo com os itens no campo do assunto, destinatário, remetente ou outras características, e podendo enviar estes e-mails para uma pasta que você criou ou aplicou um de seus marcadores.

Atalhos de Teclado: Para acessar rapidamente um marcador, buscas salvas ou pastas de e-mails, você pode criar atalhos de teclado na aba Opções>Atalhos.

Usando sua Pasta de Spam[editar]

A maioria dos e-mails não-solicitados, também conhecidos como spam ou lixo eletrônico, é controlada por um filtro de spam antes de essas mensagens chegarem à sua Caixa de entrada. E-mails que possivelmente sejam spam são armazenados na sua pasta Spam. Você pode revisar estas mensagens, movê-las para fora da pasta Spam ou mesmo excluí-las. Se você não mover ou excluir estas mensagens, elas serão permanentemente excluídas após um número de dias determinado pelo seu administrador.

Se você achar que está recebendo um grande número de e-mails indesejados, fale com seu administrador. Reportar um e-mail como spam ajuda seu administrador de e-mails a melhor ajustar qualquer sistema anti-spam que possa estar em uso em seu sistema.

Se você encontrar uma mensagem de e-mail em sua Caixa de entrada que seja spam, você pode selecioná-la e clicar em Spam na sua barra de ferramentas. O e-mail é movido para sua pasta Spam e o sistema anti-spam “aprende” que esta é uma mensagem não desejada. Você pode esvaziar sua pasta Spam clicando com o botão direito na pasta e escolhendo Esvaziar pasta Spam.

Checando Novas Mensagens[editar]

Novas mensagens são recebidas quando você efetuar seu login, em intervalos de tempo configurados pelo usuário, e quando clicado em Obter E-mail.

Você pode configurar com que freqüência verificar novas mensagens na aba Opções>E-mail. O intervalo de verificação padrão é a cada 5 minutos.

Para receber novas mensagens imediatamente, clique em Obter E-mail na barra de ferramentas. Você irá automaticamente para sua Caixa de entrada.

Visualizando E-mail[editar]

Se o painel de leitura estiver ativado, quando você clicar em uma mensagem de e-mail, a mensagem será exibida no painel abaixo da informação do cabeçalho da mensagem. Uma vez exibida, a mensagem é marcada como lida.

Por padrão, a visualização das mensagens no painel de leitura está ativada. Você pode desativá-la na aba Opções>E-mail ao desmarcar a opção Sempre exibir o painel de leitura.

Você também pode alterar a opção do Painel de leitura no menu Visualizar da barra de ferramentas, mas quando você fizer esta alteração através deste menu, a alteração apenas será válida até o momento em que você sair do Cliente Web. Quando você efetuar login novamente, a configuração Opções>E-mail>Sempre exibir o painel de leitura determina se o Painel de leitura está ativado ou não.

Se o Painel de leitura estiver desativado, quando você der um duplo clique em uma mensagem, a mensagem será aberta no Painel de conteúdo.

Exibindo a Formatação HTML em Mensagens de E-mail[editar]

Você pode visualizar as mensagens de e-mail em duas formatações.

Texto Simples: Mensagens de texto simples são as mensagens que não contêm códigos de formatação HTML. As mensagens enviadas como texto simples podem sempre ser lidas por outros clientes de e-mail.

HTML: As mensagens HTML podem ter texto formatado, numeração, plano de fundo e links, os quais podem torná-las mais fáceis de ler.

A visualização das mensagens por texto simples é o padrão. Para sempre visualizar as mensagens de e-mail enviadas como HTML em HTML, selecione a opção Visualizar o e-mail como HTML(quando possível) na aba Opções>E-mail. As mensagens serão exibidas em layout formatado, caso sejam enviadas como HTML.

Imprimindo uma Mensagem de E-mail[editar]

Para enviar uma mensagem para impressão, abra a conversação, selecione a mensagem, e então clique em Imprimir. A mensagem selecionada aparece em uma janela separada,juntamente com uma janela padrão de impressão.

Você também pode selecionar uma conversação inteira para impressão. Você não pode, entretanto, selecionar mensagens individuais múltiplas dentro de uma conversação para imprimi-las.

Não use a função de seu navegador Arquivo>Imprimir. A página não ficará bem formatada e sua mensagem pode ficar difícil de ler.

Administrando Anexos[editar]

Mensagens de e-mail podem incluir arquivos anexados como documentos de processamento de texto, planilhas, arquivos de texto, arquivos zipados, imagens, aplicativos executáveis ou qualquer outro tipo de arquivo de computador que esteja na rede do destinatário. As mensagens que contêm anexos exibem uma imagem de clipe próximo ao campo do assunto.

No e-mail, os anexos estão listados no cabeçalho da mensagem, abaixo do campo Para. Você precisa ter esta função ativada para ver os anexos como HTML. Isto lhe permite abrir anexos mesmo se a aplicação correspondente não estiver instalada.

Zimbra11.png

Você pode abrir qualquer arquivo anexado diretamente de seu Cliente Web, contanto que sua estação de trabalho tenha o aplicativo correto e sua extensão não esteja bloqueada pelo administrador de seu sistema. Por exemplo, para abrir um documento criado usando o Microsoft Word, você precisa estar apto a executar o Microsoft Word em seu computador.

Cada anexo inclui informações descrevendo o nome do anexo, seu tamanho e links que lhe permitem fazer o download do anexo ou vê-lo como HTML. Clique em ver como HTML para ver o conteúdo do arquivo como HTML. Esta função é configurada pelo administrador de seu sistema.

Salvando Anexos[editar]

Para salvar anexos em seu computador, clique em Download. Na caixa de diálogo que é exibida, selecione Salvar. Se você tiver seu navegador configurado para sempre salvar em algum local específico, quando você clicar em OK, o arquivo estará salvo. Caso contrário, você deve clicar em Procurar para localizar a pasta que você quer armazenar o anexo. Você poderá abrir o arquivo posteriormente fora do Cliente Web Zimbra.

Escrevendo Mensagens[editar]

Você pode rapidamente criar um e-mail e endereçá-lo a uma ou mais pessoas, inserir links, incluir anexos e adicionar sua assinatura.

Você precisa apenas digitar um endereço de e-mail para enviar uma mensagem, mas na maioria das vezes você irá compor uma mensagem mais detalhada, incluindo os seguintes passos:

  1. Adicione endereços de e-mail nos campos Para e Cc. Para incluir um endereço no campo Bcc, clique em Opções na barra de ferramentas da janela de composição da mensagem.
  2. Digite um texto indicando o assunto da mensagem no campo Assunto.
  3. Digite sua mensagem no campo de texto. Você pode compor sua mensagem na formatação HTML ou Texto Simples.
  4. Confira a ortografia de sua mensagem antes de enviá-la.
  5. Adicione sua assinatura.
  6. Inclua anexos na mensagem que você estiver enviando.

Você pode enviar rapidamente um novo e-mail para o remetente da mensagem que você estiver lendo. Clique com o botão direito na seção De do e-mail e selecione Novo e-mail para abrir a página de composição em branco. O endereço de e-mail do receptor é automaticamente inserido no campo Para da nova mensagem.

Encontrando Endereços de E-mail[editar]

Você pode encontrar endereços usando a função de auto completar ou buscando na sua Lista de endereços.

A função auto completar sugere nomes quando você digita algo diretamente nos campos Para, Cc e Bcc para uma nova mensagem. Uma lista de possíveis endereços de sua lista que comecem com o texto que você digitou é exibida abaixo do campo.

A função de auto completar apenas relaciona endereços que iniciem com o texto que você digitar. Se você estiver procurando pelo endereço de e-mail de João da Silva, <joao.silva@tjmt.jus.br>, você não conseguirá encontrá-lo digitando silva. Você deve digitar jo ou joao para fazer a correspondência.

Conforme você continuar digitando no campo de endereço, a lista de endereços relacionados tornar-se-á menor, assim como haverá menos correspondências disponíveis. A lista desaparece se não houver mais nenhuma correspondência.

As chaves Vírgula (,), Ponto e Vírgula (;), Enter e Tab ativam um comportamento especial de auto completar. Entrar com uma destas chaves irá substituir automaticamente o texto que você digitou pela correspondência selecionada. Se você souber de alguns caracteres que façam com que algum contato seja exibido como a primeira correspondência na lista de auto completar, você pode digitá-los e em seguida inserir o ponto e vírgula, assim o endereço de e-mail do contato irá aparecer. Por exemplo, se eu souber que digitar js resulta em uma primeira correspondência o contato João da Silva, eu posso digitar “jo ;” e o endereço completo João da Silva <joao.silva@tjmt.jus.br> irá aparecer no campo de endereço.

Você pode buscar endereços de e-mail da sua Lista de endereços ou de um diretório da sua empresa (chamado de Lista global de endereços). Para buscar um endereço de e-mail de algum contato, clique em Para na janela de composição. Uma janela de diálogo Selecionar endereços será exibida.

Zimbra12.png
  1. Digite o nome do destinatário no campo de Busca.
  2. Selecione entre exibir nomes da Lista global de endereços ou de sua Lista de endereços.
  3. Clique em Buscar. Os resultados serão exibidos no painel do lado esquerdo.
  4. Selecione o nome e clique em Para ou Cc ou Bcc. O nome que você selecionar irá aparecer no painel do lado direito.
  5. Se você quiser buscar qualquer outro contato, digite o nome no campo de Busca e repita os passos acima.
  6. Uma vez terminada a busca de todos os endereços que você quiser incluir neste email, clique em OK. Os nomes que você selecionar serão inseridos no campo apropriado da janela de composição da mensagem.

Adicionando Anexos em Sua Mensagem[editar]

Mensagens de e-mail podem conter anexos. Você pode anexar documentos, planilhas, imagens, slides e outros tipos de arquivos.

  1. Clique em Zimbra13.png. O campo Anexar aparece abaixo do campo Assunto.
  2. Clique em Procurar para localizar o arquivo.
  3. Selecione o arquivo e clique Abrir.
  4. Repita os passos acima para adicionar novos arquivos.
Zimbra14.png

Salvando Mensagens Enviadas[editar]

A pasta Enviadas contém cópias das mensagens de e-mail que você tiver enviado.Por padrão, a opção Salvar cópias das mensagens na pasta Enviadas está ativada. Você pode alterá-la na aba Opções>E-mail. Você pode excluir suas cópias a qualquer momento.

Salvando Mensagens como Rascunho[editar]

Você pode salvar sua mensagem como rascunho a ser completado e enviado mais tarde. As mensagens são salvas em sua pasta Rascunhos até que você as envie ou as exclua de sua pasta.

Escrevendo uma Nova Mensagem[editar]

Zimbra15.png
  1. Clique emZimbra16.pngna barra de ferramentas. A página de composição é exibida.
  2. Se você não estiver usando a identidade de e-mail padrão, no campo De que fica no topo da janela de composição, selecione na lista exibida uma identidade de email a ser usada. Se você tiver apenas uma identidade, o campo De não é exibido.
  3. Complete o endereço, o assunto e o corpo de texto conforme necessário.
  4. Para verificar a ortografia na mensagem, clique em Verificador ortográfico.
  5. Para adicionar um anexo, clique emZimbra17.png.
  6. Se você tiver uma assinatura definida, mas não ativada, clique emZimbra18.pngpara adicionar sua assinatura.
  7. Clique em Enviar para enviar sua mensagem.

Se você não quiser enviar sua mensagem imediatamente, clique em Salvar rascunho. A mensagem é salva na pasta Rascunhos.

Respondendo Mensagens[editar]

Você pode responder ao remetente de uma mensagem ou você pode responder ao remetente e a todos os receptores da mensagem.

Responder: Ao clicar em Responder, abre-se uma página de composição de um novo e-mail e se intitula o campo Para com o nome da pessoa que lhe enviou a mensagem. �Responder a todos: Ao clicar em Responder a todos, abre-se uma página de composição de um novo e-mail e se inclui todos os receptores da mensagem anterior no novo campo Para. Você pode usar esta opção se você quiser que todos que viram a mensagem anterior vejam também sua resposta.

Para Responder uma Mensagem[editar]

  1. Com a mensagem aberta, clique emZimbra19.pngou clique na seta para selecionar Responder a todos. Uma nova janela de mensagem é exibida com os endereços no cabeçalho e no corpo da mensagem original.
  2. Escreva sua resposta.
  3. Se você quiser alterar qual parte da mensagem original deveria ser incluída na resposta, clique em Opções na barra de ferramentas da janela de composição. Sua opção padrão estará marcada, mas você pode alterá-la para este e-mail apenas.
  4. Clique em Enviar.

Ao responder uma mensagem, se esta for uma conversação, alterar o campo Assunto irá fazer com que sua resposta apareça em uma nova conversação.

Se você adicionar sua assinatura automaticamente a suas mensagens, sua assinatura será automaticamente colocada na mensagem de acordo com a preferência selecionada, ou no fim de todas as mensagens na janela de composição, ou no fim da mensagem que você compuser, acima to texto citado.

Encaminhando Mensagens[editar]

Você pode encaminhar uma mensagem de e-mail para alguma outra pessoa. Encaminhar uma mensagem inclui todos os anexos, enquanto que usar o Responder preserva o corpo de texto e não inclui os anexos.

Para Encaminhar uma Mensagem[editar]

  1. Com a mensagem aberta, clique emZimbra20.png. Uma nova janela de mensagem é exibida. O texto da mensagem encaminhada aparece no corpo da mensagem, a menos que você tenha escolhido encaminhar mensagens como anexos na aba Opções>Email.
  2. Digite o endereço nos campos Para, Cc, ou Bcc.
  3. Opcionalmente, inclua algumas linhas de texto novo antes da mensagem encaminhada de modo que o receptor saiba por que você está encaminhando a mensagem.
  4. Clique em Enviar.

Administrando sua Lista de Endereços[editar]

A aplicação Lista de endereços é onde você pode armazenar as informações de seus contatos em listas de endereços pessoais. Por padrão, uma lista Contatos e uma lista de Contatos que receberam e-mails são criadas na sua Lista de endereços. Você pode criar listas de endereços adicionais e compartilhá-las com outros.

Zimbra21.png

A lista de endereços dos Contatos que receberam e-mails permite-lhe manter uma lista de endereços separada, a qual é preenchida quando você envia um e-mail para um novo endereço que não está em uma de suas listas de endereços.

Seu administrador de e-mail pode fixar um limite máximo de número de entradas que você pode ter em todas as suas listas de endereços. Quando você atingir esse limite, você não pode adicionar mais nenhum contato. Contudo, você pode apagar contatos não utilizados para liberar espaço.

Adicionando Novos Contatos[editar]

Você pode adicionar contatos a quaisquer de suas listas de endereços. Apenas um nome é solicitado para criar um contato, ou você pode criar cartões detalhados de contatos que incluem nome completo, endereços de e-mail do trabalho, de casa e outros endereços, números de telefone e observações sobre aquele contato. Você também pode criar listas de grupos de contatos.

Você pode adicionar novos contatos na barra de ferramentas ao clicar na seta do botãoZimbra22.png, ou ao clicar com o botão direito no nome do contato no cabeçalho da mensagem e escolher Contatos. Você pode selecionar como você quer arquivar o contato em sua lista.

Os contatos podem ser rapidamente adicionados à sua lista de endereços quando você selecionar um endereço em uma mensagem de e-mail e clicar com o botão direito para adicionar o endereço de e-mail à sua Lista de Endereços. Além disso, se você selecionou na Lista de endereços a opção para Ativar a inclusão automática de contatos, quando você envia um e-mail para um novo endereço, o endereço é automaticamente adicionado à sua lista de Contatos que receberam e-mails.

Se você clicar com o botão direito no endereço, um menu é exibido com a opção Adicionar aos contatos. Clique nesta opção para incluir o nome na sua lista de Contatos. O formulário dos contatos exibe o nome.

Para Adicionar um Novo Contato[editar]

  1. Da barra de ferramentas, clique na seta emZimbra22.pnge selecione Novo contato. O formulário de Novo contato é exibido.
  2. Insira as informações do contato, incluindo primeiro e último nome, endereço de email, cargo, informações da empresa, aniversário e observações.
  3. Em Arquivar como, selecione como você quer armazenar o nome. O padrão é armazenar o contato pelo último nome, primeiro nome.
  4. Em Lista de endereços selecione uma de suas listas de endereços pessoais para salvar o nome.
  5. Clique em Salvar.

Para Adicionar um Novo Contato de uma Mensagem de e-mail Recebida[editar]

Você pode adicionar endereços de e-mail dos campos De, Para, Cc ou Bcc do cabeçalho da mensagem. Você pode fazer isso na visualização por mensagem ou por conversação.

Quando você passa o cursor de seu mouse em cima de um endereço, um balão exibe o endereço de e-mail completo associado com aquele nome. Se o nome já estiver na sua lista de endereços, todas as informações do contato são exibidas. Se o nome não estiver em uma de suas listas de endereços, apenas o endereço de e-mail é exibido.

Zimbra24.png
  1. Clique com o botão direito no nome a ser adicionado em sua lista de contatos e escolha Adicionar aos contatos.
  2. O formulário de Novo contato é exibido pré-preenchido com quaisquer informações que estiverem disponíveis no cabeçalho do e-mail.
  3. Em Arquivar como, selecione como você quer armazenar o nome. O padrão é armazenar o contato pelo último nome, primeiro nome.
  4. Em Lista de endereços selecione uma de suas listas de endereços pessoais para salvar o contato.
  5. Clique em Salvar.

Criando Grupos de Contatos[editar]

A função Grupos de contatos lhe permite criar listas de contatos que contêm múltiplos endereços de e-mails. Quando você seleciona o nome do grupo de contatos, qualquer pessoa cujo endereço estiver incluído no grupo é automaticamente adicionada ao campo de endereço da mensagem.

Quando estiver criando um Grupo de contatos, você pode selecionar endereços do diretório de sua empresa (Lista Global de Endereços) ou de suas listas pessoais de endereços, e você também pode digitar os endereços.

Zimbra25.png
  1. Na barra de ferramentas, clique em Novo e selecione Grupo de Contatos. O formulário do Novo grupo de contatos é exibido.
  2. No campo Nome do grupo, escreva o nome deste Grupo de contatos.
  3. Para adicionar membros a este grupo, no campo Localizar, escreva um nome e então selecione para procurar na Lista Global de Endereços ou em seus contatos pessoais e compartilhados. Clique em Buscar.
  4. Os nomes que correspondem à sua entrada são listados na caixa. Selecione os nomes e clique em Adicionar, então os nomes são adicionados à lista dos Membros do grupo.
  5. Você também pode adicionar endereços de e-mail diretamente na caixa da lista de Membros do grupo. Os endereços digitados podem ser separados por Vírgula (,), Ponto e Vírgula (;) ou Enter para iniciar o endereço em uma nova linha.
  6. Clique em Salvar na barra de ferramentas. O novo contato do grupo é adicionado à sua Lista de endereços. O íconeZimbra27.pngindica que o nome de contato é um contato de grupo.

Visualizando as Informações de Seus Contatos[editar]

Você pode visualizar os nomes de contatos em uma lista ou como cartões detalhados. A visualização por Lista de contatos é uma lista vertical de todos os seus contatos. A visualização por Cartões detalhados exibe todas as informações que você inseriu no formulário de contato.

Você pode alterar a visualização de uma sessão do menu multifunção Visualizar da Lista de endereços. Você pode alterar a visualização padrão da Lista de endereços na aba Opções>Lista de endereços, na opção Visualização padrão dos contatos.

Encontrando um Contato[editar]

Você pode usar a Busca para localizar um contato na sua Lista de endereços.

Na caixa de Busca, digite o critério de busca, como o primeiro ou último nome, ou nome do grupo. * Para buscar por endereços de e-mail, o endereço completo deve ser digitado. Para buscar pelo nome do contato, você deverá digitar a palavra inteira. Por exemplo, você poderia digitar algo como Leonardo ou leonardo@companhia.com, e não "Leo".

Selecione a lista de endereços ou a lista global de endereços da lista drop-down à direita para buscar. Os resultados são exibidos no Painel de conteúdo.

Buscando Itens[editar]

A função de Busca é uma ferramenta poderosa que lhe permite encontrar mensagens, contatos e anexos. Você pode buscar por palavras específicas, por datas, horas, domínio, tamanho, marcador, se uma mensagem foi ou não lida, se ela tem anexos ou anexos de um tipo específico de arquivo.

O Zimbra oferece duas ferramentas de busca:

Busca: Esta é uma busca rápida que busca qualquer termo que esteja atualmente sendo exibido na caixa de texto da busca. A seta à direita da caixa de busca lhe permite selecionar que tipo de itens buscar. Você pode selecionar para buscar dentro de mensagens de e-mails, seus contatos pessoais, a Lista global de endereços, páginas e arquivos, ou para buscar em todos os tipos de item. Esta é uma ajuda para buscas rápidas, como descrito nas configurações da Busca Rápida. Busca avançada: Esta busca abre um novo painel e facilita a execução de buscas mais complexas. Você pode salvar estas buscas e re-executá-las posteriormente. Você pode configurar na aba Opções>Geral para Sempre exibir a string de busca para ver na barra de ferramentas da Busca qual é o termo de busca que está sendo utilizado. Por exemplo, quando esta opção está ativa, clicar em sua Caixa de entrada exibirá a string de busca in:inbox.

Usando Pastas[editar]

As pastas podem ser usadas para armazenar suas mensagens de e-mail. Você pode mover itens de uma pasta para outra ao arrastar e soltar ou ao clicar com o botão direito e selecionar Mover. Você pode mover itens de uma pasta para outra ao selecionar a mensagem ou contato, clicar emZimbra26.pnge então selecionar uma pasta para movê-los.

Criando pastas personalizadas[editar]

Você pode criar pastas personalizadas. As pastas personalizadas podem ser criadas dentro de outras pastas, incluindo as pastas de sistema.

Você não pode criar duas subpastas com o mesmo nome dentro da mesma pasta. Por exemplo, você não pode ter duas pastas chamadas Reuniões dentro de sua pasta Caixa de Entrada, mas você poderia ter uma pasta chamada Reuniões dentro de sua pasta Caixa de Entrada e outra com o mesmo nome dentro da pasta Enviadas.

Para Criar uma Nova Pasta:[editar]

  1. Na barra de ferramentas, clique na seta do botão Novo ( ) e selecione Pasta, ou clique com o botão direito no Painel geral na lista de pastas e selecione Nova pasta. A caixa de diálogo Criar nova pasta é exibida.
  2. Digite o nome da pasta.
  3. Selecione onde criar sua pasta. Clique em Pastas para ter a pasta criada na raiz do Painel geral ou escolha um local da lista de pastas existentes. Sua nova pasta é colocada dentro da pasta selecionada.
  4. Clique em OK.

Excluindo pastas[editar]

Você pode excluir pastas personalizadas. Você não pode excluir pastas de sistema.

Quando você exclui uma pasta, seu conteúdo é movido para a Lixeira. Você pode recuperar conteúdos da Lixeira ao arrastar e soltá-los em outra pasta.