Orientação comunicações processuais eletrônicas

De Wiki CTI
Ir para: navegação, pesquisa

Objetivo

Orientar procuradores e defensores na leitura e ciência das comunicações processuais eletrônicas.


Perfil

Primeiro Grau

  • Perfis: Procuradores, Defensores públicos.


Como chegar

No Painel do Representante processual. Clicar na aba Agrupadores, depois na Pendentes de ciência ou de seu registro. Também pode ser usado a aba Expedientes.
O painel do representante processual exibe todos os atos que ocorrem nos processos via Sistema PJe, sejam eles considerados prazos para os entes cadastrados, ou não.

A prática de atos por meio eletrônico é regra no CPC/2015. O art. 246, V e o art. 270 e parágrafo único estabelecem que as citações e intimações dar-se-ão por meio eletrônico, na forma da Lei, no caso, os arts. 5º e 6º da Lei 11.419/2006.
No Sistema PJe, a concretização da intimação eletrônica se dá por meio da expedição eletrônica, conforme consta da figura a seguir:

Painel agrupadores pendentes expedicao.png



A expedição eletrônica é considerada vista pessoal dos autos.
A contagem do prazo para manifestação do Defensor Público/Membro do MP/Procurador inicia-se com a confirmação no ícone Tomar ciência ou Tomar ciência e responder.
.Imagem abaixo.
Pje icone tomar ciencia.png



Já a remessa ao Diário Eletrônico e à Central de Mandados também é visível ao representante processual, em seu painel. Em regra, elas não são consideradas como ciência pessoal aos Membros do MP/Defensoria e Advogados Públicos. Porém, a ocorrência desses atos é exibida, conforme a figura abaixo:
Painel agrupadores pendentes central dje.png