Pje e cartas pje correios 1 grau
Índice
- 1 O QUE É O E-CARTA?
- 2 INTEGRAÇÃO DO E-CARTA COM O PJE
- 3 ROTINA DA SECRETARIA
- 4 REGRAS DO SISTEMA
- 5 FLUXO DO E-CARTA
- 6 ENTENDA COMO FUNCIONA O FLUXO PARALELO
- 7 PREPARAR COMUNICAÇÃO
- 8 [E-CARTA] - AGUARDAR RESPOSTA DOS CORREIOS
- 9 [E-CARTA] - TRATAR CUMPRIDA
- 10 [E-CARTA] - REGISTRAR CIÊNCIA DO AR
- 11 [E-CARTA] - TRATAR PENDÊNCIAS DE ENVIO
- 12 [E-CARTA] - TRATAR PENDÊNCIAS DE ENVIO - ERRO DE PDF
O QUE É O E-CARTA?
O E-carta é um sistema desenvolvido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que permite o envio de documentos de forma eletrônica, tais como intimações e citações, garantindo a integridade, confidencialidade e autenticidade das comunicações enviadas. Em síntese, os Correios ficam responsáveis pela impressão, envelopamento, envio e retorno da correspondência.
INTEGRAÇÃO DO E-CARTA COM O PJE
Os sistemas E-carta e PJe foram integrados trazendo maior celeridade para a tramitação processual, na medida em que otimiza as intimações e citações pelos Correios, reduz o tempo médio de devolução dos avisos de recebimento e automatiza rotinas da secretaria.
Com a integração do E-carta, os Correios farão a impressão, envelopamento e envio das comunicações para os destinatários finais. Depois, os avisos de recebimento serão digitalizados e as imagens juntadas automaticamente nos processos judiciais.
ROTINA DA SECRETARIA
Os documentos serão expedidos pelo PJe, como de costume, partindo da tarefa Adotar providências ou outra similar, clique em ”Intimar ou citar”, para que o processo seja movimentado para a tarefa “Preparar comunicação”. Ao realizar a intimação, selecione o meio de comunicação “Correios”, clicando na opção "E-carta com AR”.
É importante que sejam utilizados os modelos de documentos cadastrados no sistema que começam com o nome “E-carta”, porque eles foram homologados pelos Correios. Além disso, existe um limite de caracteres que é aceito pelo sistema.
O servidor responsável pela expedição deverá conferir o endereço da parte e demais dados do documento, destinando especial atenção para a conferência da validade do CEP, comparando-o com as informações e documentos existentes nos autos.
REGRAS DO SISTEMA
A carta impressa não pode ultrapassar o tamanho máximo 2/3 (dois terços) de 01 (uma) folha A4, deixando as margens laterais com 1,5 cm em branco para que os Correios possam fazer o autoenvelopamento, acrescentando as serrilhas nas bordas sem comprometer o teor do documento.
Apesar de ser editável, é fundamental que não sejam acrescentadas informações nos modelos do e-carta, reduzindo, se for necessário, o tamanho da fonte, para se enquadrar no tamanho máximo permitido pelo sistema.
O documento deve ser em preto e branco, não pode ter qualquer tipo conteúdo que possua cor.
Além do mais, o sistema não permite que seja anexada a contrafé ou nenhum outro tipo de documento, por isso a petição inicial e os demais documentos do processo não devem ser vinculados ao expediente.
FLUXO DO E-CARTA
|
ENTENDA COMO FUNCIONA O FLUXO PARALELO
No sistema PJe, é possível que o processo esteja em mais de uma tarefa ao mesmo tempo por meio de fluxos paralelos.
No caso do E-carta, por exemplo, o processo tramitará nas tarefas da secretaria e também estará nas tarefas do E-carta, ao mesmo tempo, de forma paralela.
Além disso, o processo pode aparecer mais de uma vez em uma mesma tarefa.
Para cada expediente será exibida como se fosse uma "réplica", é o mesmo processo, mas ele está em vários lugares ao mesmo tempo, porque cada expediente precisa ser tratado de forma individual, verificando se ele foi cumprido ou não e registrando a data da ciência para a contagem do prazo processual.
Depois que os expedientes forem tramitados no fluxo do e-carta, essas “réplicas” desaparecerão e todas as informações ficarão registradas no andamento do processo que é ÚNICO, mas que por ser eletrônico, permite estar em várias tarefas ao mesmo tempo.
PRIMEIRO EXEMPLO
No exemplo abaixo foi expedida uma comunicação para o Correios via E-carta e por isso o processo estará na tarefa [E-CARTA] - Aguardar resposta dos correios, essa tarefa não permite movimentação. O processo será movimentado automaticamente quando for juntado o AR. Contudo, o processo também está na tarefa Processo com prazo em curso.
|
SEGUNDO EXEMPLO
No exemplo abaixo o processo está na tarefa [E-CARTA] - Aguardar resposta dos correios e também possui expedientes com erro por isso está na tarefa [E-CARTA] - Tratar pendências de envio.
|
TERCEIRO EXEMPLO
No exemplo abaixo o processo aparece em 3 (três) tarefas ao mesmo tempo: [E-CARTA] - Aguardar resposta dos correios; Processo com prazo em curso e [E-CARTA] - Tratar cumprida.
|
PREPARAR COMUNICAÇÃO
Os documentos serão expedidos pelo PJe, como de costume, partindo da tarefa Adotar providências ou outra similar, clique em ”Intimar ou citar”, para que o processo seja movimentado para a tarefa “Preparar comunicação”. Ao realizar a citação ou intimação, selecione o meio de comunicação “Correios”, clicando na opção “E-carta com AR”.
|
PREPARAR COMUNICAÇÃO - DEFINIR ENDEREÇOS
Aba para seleção do endereço do destinatário da comunicação. Aqui é muito importante que o endereço esteja correto. Normalmente, o PJe, traz selecionado o endereço informado no processo. Porém, isso não retira do Servidor da Secretaria a responsabilidade de confirmação desse endereço.
|
[E-CARTA] - AGUARDAR RESPOSTA DOS CORREIOS
Após a expedição, os processos ficam nesta tarefa aguardando a resposta dos correios. O processo será movimentado automaticamente quando for juntado o AR.
|
[E-CARTA] - TRATAR CUMPRIDA
Quando a comunicação for entregue com sucesso, o AR será juntado automaticamente e o processo será movimentado para esta tarefa, sinalizando que foi positiva a entrega e o ato foi cumprido com êxito.
|
[E-CARTA] - REGISTRAR CIÊNCIA DO AR
Esta é a tarefa responsável por fazer o registro de recebimento do AR. Novamente, até esta tarefa, ainda NÃO HOUVE qualquer registro ou início de contagem de prazo no processo.
|
[E-CARTA] - TRATAR PENDÊNCIAS DE ENVIO
Esta tarefa recebe os processos que houve falha na remessa aos Correios, especificando o motivo do erro, por exemplo: Documento com mais de uma página, modelo fora dos padrões homologado pelos correios.
|
[E-CARTA] - TRATAR PENDÊNCIAS DE ENVIO - ERRO DE PDF
Atenção ao erro de documento PDF INVÁLIDO. Pois se no momento da confecção do documento, que será enviado para os Correios, for selecionado o modelo errado, ao chegar nesta tarefa, a única solução será: FECHAR O EXPEDIENTE, e REFAZER A INTIMAÇÃO, selecionado o modelo correto.
|