OBJETIVO
Orientar servidores de Secretaria e Gabinete no uso e entendimento do Painel de Etiquetas.
PERFIL DE USUÁRIO QUE ACESSA O PAINEL
Primeiro e Segundo Grau. Todos os perfis internos. Por exemplo, Diretor de Secretaria, Estagiários, Conciliadores, Assessoria, Magistrados etc.
PAINEL DE ETIQUETAS
CONFIGURAR ETIQUETAS
O Painel Etiquetas, dentre outras atividades, neste painel é possível: criar, alterar, excluir, pôr ou remover uma etiqueta como favorita.
|
- Item 1. Acesso ao Painel Etiquetas
- Item 2. Campo para pesquisa pelo nome da etiqueta. Preencha, e clique no botão em forma de lupa;
- Item 3. Nova etiqueta. Botão para permite cadastrar novas etiquetas. Ao clicar será aberto o campo do Item 5 e 6;
- Item 4. Botões de ações. Marcar uma etiqueta como favorita; remover a marcação de favorita; excluir etiqueta; e Realizar mágica, é isso mesmo, este é nome deste botão. Verá mais sobre ele neste manual;
- Item 5. Campo para o nome da etiqueta. Lembre-se, é uma etiqueta, então não exige no tamanho do nome. Se for necessário, utilize o Lembrete que não possui limite de caracteres;
- Item 6. SALVAR. Depois de preenchido o campo com um nome, clique neste botão para salvar/gravar a etiqueta.
|
Após SALVAR a etiqueta. Será liberado as abas mostradas abaixo. Porém, essas NÃO são obrigatórias. Então, poderá configurá-las em outro momento |
Aba PROCESSOS, esta aba permite a configuração com base no Número do processo, Assunto, Classe, Data de distribuição (Inicial e final). Para cada itens é aberto um campo diferente para seleção. Abaixo, um exemplo de configuração usando a Classe.
|
- Item 1. Aba PROCESSOS. Aba atual onde estamos. Já sabe, esta aba possui vários tipos que podem ser utilizados na automação da etiqueta;
- Item 2. Tipos que podem ser usados para automatizar a etiqueta. Para cada tipo um dado diferente deve ser informado;
- Item 3. Igual a. Campo de pesquisa ou de preenchimento manual. Fique atento;
- Item 4. Campo de pesquisa. Quando houver este tipo de campo, preencha-o com parte do que procura que o PJe fará a busca. Lembre-se, nem todos os campos são desse tipo;
- Campos para seleção. Estes campos quadrados significam que mais de um podem ser selecionados;
- Adicionar critério. Clique neste botão para incluir o critério na lista de automação. Este botão está presente em todas as abas.
|
Aba PESSOAS, esta aba permite configurar etiquetas para ser incluída de forma automática em todos os processos que possuir determinada PARTE.
|
- Item 1. Aba PESSOAS. Permite automatizar pelo nome ou documento (cpf/cnpj) dos polos do processo;
- Item 2. Campos para pesquisa. Selecione se a pesquisa será por Nome da parte ou pelo CPF/CNPJ;
- Item 3. Campo pra descrição do nome de PARTE. ATENÇÃO AQUI. Este é um campo livre, isso significa que o nome deve ser exatamente como estão no processo. Significa também que este campo aceita qualquer descrição;
- Item 4. Adicionar critério. Clique neste botão para incluir o critério na lista de automação. Lembre-se, este botão está presente em todas as abas.
|
Aba JURISDIÇÃO, controle de automação da etiqueta por Órgão Julgador; Órgão Julgador Colegiado, este válido apenas para PJe 2º grau; Jurisdição. Atenção a esta forma de automação. Este tipo de automação não é recomendável. Pois estaria vinculando uma etiqueta a todos os processos do Órgão Julgador ou da Jurisdição. Isso, se feito, poderá levar uma semana para ser concluída. Então, é melhor não utiliza esta.
|
- Item 1. Aba JURISDIÇÃO. Automação de etiquetas pelo Órgão Julgador, Órgão Julgador Colegiado ou Jurisdição;
- Item 2. Campos para pesquisa. Selecione se a pesquisa será por Órgão Julgador, Órgão Julgador Colegiado ou Jurisdição;
- Item 3. Campo para buscar pelo item que será pesquisado. Este campo é semelhante à busca por Assuntos e Classe;
- Item 4. Adicionar critério. Clique neste botão para incluir o critério na lista de automação. Lembre-se, este botão está presente em todas as abas.
|
OBSERVAÇÃO
Apesar dos campos Órgão Julgador e Jurisdição apresentarem uma lista com o nome de todas as Varas e Comarcas, NÃO significa que seja possível vincular etiquetas fora de sua própria Jurisdição e Órgão Julgador (Vara e Gabinete).
|
Aba TAREFAS, permite a vinculação por tarefas.
|
- Item 1. Aba TAREFAS. Automação de etiquetas por tarefas;
- Item 2. Campos para pesquisa. Há apenas o Tarefas;
- Item 3. Campo para buscar pelo item que será pesquisado. Neste campo será mostrado a lista com todas as tarefas do Órgão Julgador (Vara/Gabinete). E assim, como com Classes e assuntos poderá ser selecionada mais de uma tarefa;
- Item 4. Adicionar critério. Clique neste botão para incluir o critério na lista de automação. Lembre-se, este botão está presente em todas as abas.
|
ATENÇÃO AQUI!
Este campo pode levar alguns segundos para carregar todas as tarefas. Então, aguarde um instante que a lista de tarefas será carregada. O campo de pesquisa só funcionará após o carregamento da lista.
|
Aba PRIORIDADES E OUTROS aqui podemos automatizar com base em Prioridades, Envolve criança ou adolescente, Somente sigiloso e Pedido de liminar.
|
- Item 1. Aba PRIORIDADES E OUTROS. Automação de etiquetas por Prioridades, Envolve criança ou adolescente, Somente sigiloso e Pedido de liminar;
- Item 2. Campos para pesquisa. Selecione como será feita a automação;
- Item 3. Atenção aqui. Para cada tipo será mostrado um campo diferente. Em alguns vem apenas escrito Sim;
- Item 4. Adicionar critério. Clique neste botão para incluir o critério na lista de automação. Lembre-se, este botão está presente em todas as abas;
- Critério selecionado. Este item é o mesmo para todas as abas;
- ADICIONAR REGRA. Clique neste botão para realmente concluir a automação da etiqueta.
|
|
- Item 1. Lista de critérios aplicados à etiqueta.
|
ATENÇÃO ÀS REGRAS DE AUTOMAÇÃO DE ETIQUETAS
As regras de de automação levam em conta a regra do OU ou do E.
REGRA DO E. No Item 4, aba PRIORIDADES E OUTROS, se selecionarmos várias, seja uma a uma ou todas de uma vez e só depois clicarmos no botão ADICIONAR REGRA, teremos a regra do E, isto é, para que a automação aconteça os processos terão de cumprir todos os critérios; Exemplo, A e B, verdadeiro, apenas se as duas opções forem verdadeiras.
REGRA DO OU. No Item 4, aba PRIORIDADES E OUTROS, se selecionarmos uma prioridade e clicarmos no botão ADICIONAR REGRA, novamente selecionamos outra prioridade, e novamente, clicarmos no ADICIONAR REGRA, teremos a regra do OU, isto é, para que a automação aconteça os processos terão de cumprir pelo menos um dos critérios; Exemplo, A ou B, verdadeiro, se pelo menos umas delas for verdadeira.
|
BOTÃO: REALIZAR MÁGICA
Após qualquer configuração de automação ou quando for necessário poderá utilizar o botão Realizar mágica mostrado abaixo.
|
- Item 1. Etiqueta seleciona na qual será utilizada o botão Realizar mágica;
- Item 2. Realizar mágica. Este botão faz pesquisa pelos processos que se adéquem aos critérios configurados na etiqueta. E, após a conclusão da pesquisa, que poderá demorar alguns minutos, será mostrado a imagem abaixo.
|
|
- Item 1. Etiqueta selecionada com os critérios da mágica;
- Item 2. Informação sobre número de processos e sobre como será aplicada a etiqueta;
- Item 3. EXECUTAR. Clique neste botão para aplicar a etiqueta aos processos conforme os critérios configurados. Esta ação poderá ser demorada. Então, é melhor ter certeza de fazê-la em momento que não precise usar o PJe para outras atividades.
|
LISTA DE PROCESSOS VINCULADOS À ETIQUETA
Nesta versão, o Painel Etiquetas nos permite ver todos os processos nos quais a etiqueta esteja vinculada. Para ver a lista de processos, basta clicar sobre uma etiqueta.
Uma vantagem desta nova rotina é saber se a etiqueta pode ou não ser excluída, isto porque, a listagem envolve todos os processos do Órgão Julgador, isto é, Secretaria e Gabinete.
|
- Item 1. Etiqueta seleciona para visualização de processos vinculados a ela;
- Item 2. Lista com os processos vinculados á etiqueta. Aqui, além da exibição da lista de processos, também é possível: remover a etiqueta, abrir os autos ou incluir um lembrete no processo.
|
ATENÇÃO AQUI!
Pois é possível que a Secretaria remova etiquetas de processos do gabinete e o contrário também é verdadeiro.
|
EDITAR ETIQUETAS
Nesta versão o Painel Etiquetas permite, além de editar e excluir, também criar subetiquetas vinculadas a outras etiquetas. Devemos no atentar à limitação de criação de subetiquetas. Pois só é possível dois níveis. Exemplo. Etiqueta; Etiqueta > Um; Etiqueta > Um > um.
|
- Item 1.
Editar. Abre o campo para alteração do nome da etiqueta. Lembre-se, essa alteração afeta todo o Órgão Julgador (Vara, Gabinete); Criar subetiquetas. Libera o campo para o cadastro de nova etiqueta, etiqueta vinculada a etiqueta seleciona; Excluir. Remove a etiqueta de todos os processos. Lembre-se, isso também afeta o todo o Órgão Julgador (Vara, Gabinete).
|
ATENÇÃO AQUI. Sobre a EXCLUSÃO DE ETIQUETAS, nem todos os perfis podem fazê-la. Por exemplo, os de Estagiários.
SUBETIQEUTAS
Ainda sobre as Subetiquetas. Com dito acima, há uma limitação de apenas três níveis. Outro fato que devemos está atentos é quando a exclusão de etiquetas e subetiquetas. Primeiro: Se excluída a Etiqueta principal todas as suas subetiquetas serão excluídas também. Uma Subetiquetas poderá ser excluída livremente, apenas ela; É possível ter inúmeras subetiquetas de uma etiqueta.
|
- Exemplo de etiqueta principal e seus dois níveis; Observe que a subetiqueta está acompanhada do nome da etiqueta principal e um sinal de ">"
- Botões de ação. Perceba que no nível três não há mais a opção de subetiquetas.
|
ETIQUETAS - ABA PROCESSOS
Em cada tarefa há a aba PROCESSOS e ETIQUETAS. As asubetiquetas poderão confundir se vistas apenas na aba PROCESSOS. Então, atenção a esse detalhe.
|
- Item 1. aba PROCESSOS. Aba padrão em todas as tarefas. Aqui, não há diferença do que seja etiqueta ou subetiqueta. Então, atenção aqui;
- Item 2. Lista de processos de exemplo. Veja que não é possível distinguir o que seja etiqueta ou subetiqueta.
|
ETIQUETAS - ABA ETIQUETAS
Para minimizar a confusão que possa causar o uso de Etiquetas e Subestiquetas. Olhe na aba ETIQUETAS.
|
- Item 1. aba ETIQUETAS. Esta aba reúne os processos por etiquetas;
- Item 2. Aqui sim é possível ver a diferença entre Etiquetas e subetiquetas.
|